INSCRIÇÕES ENCERRADAS

GRUPO LEAN

EVENTOS

CONCEITOS LEAN

ARTIGOS

VÍDEOS

LOJA

CONTATO

6 DE JUNHO DE 2019

O EVENTO

O Fórum Nacional de Lean promove um excelente ambiente para compartilhamento de conhecimento do sistema lean através de palestras e casos de sucesso desenvolvidos nas mais diversas atividades empresariais.

 

Tradicional evento da comunidade lean, está presente em diversas cidades do país com uma marcante presença de palestrantes renomados e profissionais de altíssima competência que se relacionam por meio de momentos de networking profissional e tornam o evento uma fonte de grande valor para todos os que buscam aprimorar seus conhecimentos e estarem atualizados com as melhores práticas do mercado.

PALESTRANTES

Leaders’ KaizenTM – Programa de Desenvolvimento dos Gestores de Alto Nível

Como desenvolver os gestores de alto nível os comportamentos necessários para Gestão da Melhoria Continua, relacionados com objetivos estratégicos, motivação das equipes e consolidação da mudança. Objetivando: Melhorar o desempenho das equipes de gestão para atingir as metas estratégicas e aferir quais os comportamentos e sistemas de gestão necessários para uma boa implementação e monitorização das equipes.

Ruy Cortez de Oliveira

Sócio e Managing Director do Kaizen Institute Brasil

Engenheiro pelo Instituto Mauá, Pós-Graduação em Engenharia Industrial pela USP, Além de certificação de TPM pelo JIPM e Kaizen Manager no Kaizen College. Possui grande experiência em Logística Lean, Projetos TPM e TQM. Liderou vários projetos TFM de muito sucesso para reduzir o Lead Time, Capital de Giro, melhorar a produtividade e serviço ao cliente. Liderou a implementação projetos Lean em diferentes tipos de indústria: Automotivo, Alimentos, Eletrônicos, Thermo Technology, Cerâmica, Têxtil, Varejo, Saúde, Transformação de Madeira, Vidro, Cork, Transportes e Centros de Distribuição. Especialista em Redesenho de Processos de Supply Chain como Compras, Vendas, Faturamento, Pós-Vendas, Warehouse, Distribuição e Logística.

Lean 0.0

Há vários anos, sabemos que o sucesso da implantação do Lean depende de uma profunda mudança na Cultura Organizacional das empresas. Mas como conseguir esta mudança? Quais os principais obstáculos nesta jornada? Enfim, do que depende o êxito da implantação do Lean 0.0?

Carlos Eduardo Moretti

Diretor

Engenheiro pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo possui mais de 20 anos de experiência em melhoria de processos. Recebeu treinamento nas técnicas do Toyota Production System (TPS – Lean Manufacturing) dos profissionais da Hirayama Consulting, no Japão. Trabalhou por 5 anos implantando o TPS, diretamente com Senseis da Toyota do Brasil, Canadá e Venezuela. Apoiou empresas dos segmentos de autopeças, gráfico, confecção, lavanderia industrial, produção de alimentos (food & pet food), lentes para óculos, produtos para higiene pessoal, calibração de instrumentos de medição, colheita e plantio mecanizados de cana de açúcar, projeto de tubos flexíveis, seguros e corretagem de seguros em sua jornada para alcançar a excelência no Pensamento Lean; no Brasil, Estados Unidos, México, Venezuela, Polônia e Itália. Palestrante convidado do curso de graduação em Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Docente da Fundação Vanzolini. Co-autor do livro “Toyota by Toyota: Reflections from the Inside Leaders on the Techniques That Revolutionized the Industry”.

Lean: Competitividade e Conhecimento, Contribuindo para um Brasil Melhor

O Sistema Toyota de Produção contribuiu para a atual importância do Japão na economia mundial. Da mesma maneira, a comunidade LEAN no Brasil exerce um papel significativo na melhoria da competitividade das empresas que, por consequência, favorece o crescimento do PIB nacional.

Destacaremos a oportunidade da aplicação da Transformação LEAN nos diversos segmentos de negócios. Apresentaremos casos de sucesso em entidades filantrópicas de prestação de serviços.

Vamos expor os principais aspectos do comportamento humano que promovem o sucesso de um projeto LEAN.

Leonardo Fagundes Toledo

Sócio Diretor da Toledo Consultoria Lean

Engenheiro de Produção. Especialista em Qualidade e Produtividade e Mestre pela Universidade Federal de Itajubá. MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Exerceu funções Gerenciais e de Diretoria em empresas nacionais e multinacionais como Delphi Automotive Systems, Reynolds Latasa e CIMED Farmacêutica. Professor do curso de MBA em Gestão de Projetos do Instituto de Pesquisa Tecnológica da Universidade de São Paulo e Pós-Graduação em Administração de Empresas da FGV. Executive e Business Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching.

Claudia dos Santos Ribeiro

Sócia Diretora da Toledo Consultoria Lean

Engenheira de Produção pela Universidade Federal de Itajubá. Exerceu funções Gerenciais e de Diretoria nas áreas de Supply Chain, Gestão Operacional, Industrial, Engenharia Industrial e Qualidade em empresas multinacionais como Delphi Automotive System, Alstom do Brasil e Schlemmer do Brasil. MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Experiência internacional em processos de startup na Argentina. Participou de desenvolvimento de projetos de planejamento estratégico global na França, USA e Alemanha.

LEAN

FARMING

Aplicação da filosofia enxuta em fazendas e seu potencial para alavancagem do agronegócio brasileiro

Os benefícios da aplicação do pensamento enxuto em atividades como fábricas, escritórios, construções e hospitais são bem conhecidos. Recentemente, esses benefícios estão sendo também explorados na atividade agropecuária, sobretudo na Europa, Estados Unidos e até Nova Zelândia.

No Brasil, tal movimento possui grande espaço para crescimento e significativo potencial sobre a lucratividade das fazendas, motivação e qualificação das pessoas, além do impacto sobre a economia nacional, dada a importância do agronegócio em nosso PIB. Nesta dinâmica, serão respondidos questionamentos como: Quais os pilares do Lean Farming? Quais as diferenças para Lean Manufacturing? Quais os desafios e dificuldades desta jornada no campo? Para tanto, serão expostos casos práticos de aplicação tanto no Brasil quanto no exterior e como as recentes publicações têm tratado este fascinante assunto, que leva a gestão agropecuária a um novo patamar de eficiência e engajamento de pessoas.

Breno Silva Rodrigues

Consultor

Especialista em Gestão da Produção pela UNESP, é graduado e mestrando em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Itajubá/MG. Com oito anos de experiência em multinacionais dos setores automotivo, metalúrgico e aeroespacial, coordenou a implementação de projetos Lean Manufacturing e Lean Office. Desde o início de 2018, se dedica ao estudo e implantação da filosofia enxuta em fazendas de produção leiteira. É autor de um artigo científico que documentou sua experiência em fazendas Lean na Dinamarca, sendo apresentado e eleito o melhor trabalho da Conferência Anprotec de 2018.

Padronização de Setup: Ganhos reais com Redução de atividades que não agregam

Em um cenário competitivo e mudanças limitadas pelas legislações vigentes, a padronização de processo de setup está auxiliando a CIMED Industria Farmacêutica a maximizar o volume produzido, metodologia que promove ganhos reais de produtividade sem que haja necessidade de investimentos em equipamentos adicionais.

A CIMED Industria Farmacêutica está utilizando a filosofia Lean de manufatura como base para o programa de Excelência Operacional, a fim de garantir uma base sustentável para o expressivo crescimento no mercado nacional.

Lourenço Teodoro

Gerente de Excelência Operacional

Farmacêutico Industrial, formado pela UFVJM com certificação Green Belt pela UNICAMP e MBA em Gestão Industrial pela FGV em andamento. Possui 10 anos de experiencia na Industria Farmacêutica, atuando na produção de Sólidos, Líquidos, Semissólidos e sempre utilizando os conceitos e filosofia Lean como base de raciocínio e tomada de decisão. Atualmente é Gerente de Excelência Operacional, responsável pela introdução e mudança da cultura tradicional para a cultura de excelência operacional na CIMED Industria Farmacêutica.

Celso Marciliano Silva

Coordenador de Excelência Operacional

Administrador de Empresas pela FAI – Faculdade de Administração e Informática, Pós-graduação em Lean Manufacturing PUC – Poços de Caldas, em andamento, Pós-graduação em Finanças e Controladoria – SENAC. Possui 18 anos de experiencia em indústria automobilística e 3 anos de experiencia em indústria farmacêutica, atuando diretamente com os conceitos Lean. Atualmente é Coordenador de Excelência Operacional responsável pela introdução e mudança da cultura tradicional para a cultura de excelência operacional na CIMED Industria Farmacêutica.

O Trabalho da Gestão Lean aplicado ao Chão de Fábrica

A Excelência Operacional tem como objetivo melhorar o desempenho e a lucratividade de todas as áreas de uma organização. A Liderança é um importante componente na Excelência Operacional. As organizações que obtém sucesso reconhecem que os líderes foram protagonistas no Processo de Transformação.

Esta palestra apresentará o processo de Transformação no Chão de Fábrica. A Gestão Lean utiliza-se de muitas ferramentas uma delas é o Shop Floor Management.

Geremias Severino

Gerente de Produção e Excelência Operacional

Graduado em Fabricação Mecânica pela Faculdade de Ensino e Pesquisa de Itajubá (FEPI), Especialista em Qualidade & Produtividade e Mestre em Engenharia de Produção ambas pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI).

Gerente de Produção e Excelência Operacional da Mahle Componentes de Motores - Unidade de Itajubá (Minas Gerais).

Experiência de 15 anos na Área de Gestão da Produção. Liderança baseada na Filosofia Lean com foco em Instrumento e Comportamento.

Líder do Processo de Implementação do Mahle Production System na unidade de Itajubá.

Gerenciamento Diário Lean

O gerenciamento diário realizado pelos times conduz o negócio e apoiam os colaboradores no processo produtivo, monitorando o Master Plan e KPI’s em uma base diária, sendo desta forma um dos direcionadores para a transformação Lean na empresa. A frequência diária dessa prática, nos diversos níveis, cria ciclos rápidos de aprendizado, solução de problemas e respostas às necessidades da organização, tornando-a mais preparada e estável com a identificação de oportunidades e aperfeiçoamento de KPIs. Os Kis estão dispostos em quadros no GEMBA em cada processo onde as reuniões diárias acontecem, para monitorar a evolução das atividades definidas. O Gerenciamento diário facilita a aprendizagem permitindo uma confiança mutua e direcionando a empresa para uma cultura de melhoria contínua.

Rodrigo Bitencourt Isaias

Coordenador de Manutenção

Engenheiro de Produção Mecânica com Pós-graduação em Gestão Estratégia de Negócios. Especialista em Lean Manufacturing formação no Lean Learning Center (Detroit, EUA). Desenvolveu consultoria nas empresas Bosch Campinas SP; Bosch Pomerode SC; FESTO São Bernardo SP; SKF Cajamar SP; Hofmann São Paulo SP; Volvo PR; Valtra SP. Tem mais de 15 anos de experiência no chão de fábrica é atualmente é coordenador de Manutenção em uma empresa multinacional de cabos de energia e telecomunicação. Responsável por desenvolver sistemas de trabalho novos (concepção), modificações em processos já existentes com o objetivo de proporcionar um trabalho de alta performance.

Abraham Lincoln Schumann

Gerente Industrial

Engenheiro Eletricista com MBA em Gestão Industrial (FGV). Especialista em Lean Six Sigma/Black Belt pela UNICAMP e General Cable (Cincinatti, EUA) e auditor líder nos sistemas de gestão integrado ISO. Atualmente dirige as operações em uma empresa multinacional de cabos de energia, com trabalhos executados em unidades em outros países na América Latina e Ásia na área de operações com resultados expressivos em segurança do trabalho, qualidade e melhoria contínua.

Atendimento a NR12 e aos requisitos de Qualidade do Cliente Aplicando a Metodologia Lean Manufacturing no Processo de Solda por Projeção

O processo de solda por projeção no setor industrial automobilístico, torna-se um processo crítico quando enquadrado na classificação de prensas e similares na última revisão da NR12. Sua adequação à norma é difícil devido a quantidade de modelos de peças e as inúmeras variáveis do processo, sendo a mais crítica a variação da altura dos eletrodos de solda durante o processo. Diante destes inúmeros obstáculos, a Flamma Automotiva, desenvolveu um processo pioneiro no mercado automobilístico, atendendo as adequações a norma regulamentadora nacional de segurança, aumentando a qualidade e capacidade de produção.

Alexandre Augusto dos Santos

Superintendente Industrial

Engenheiro Mecânico pela Escola Federal de Engenharia de Itajubá (EFEI), MBA em Gestão Empresarial pela FGV, participou do Programa de desenvolvimento de Executivos (PDE) pela Fundação Dom Cabral e é Certified Quality Engineer (CQE) pelo American Society for Quality. Atua a 30 anos no mercado automobilístico, nos processos de Estamparia, Solda e Pintura, com passagem como Gerente pelos setores de Produção, Qualidade e Engenharia. Atualmente é responsável pelo setor Industrial da Flamma Automotiva que engloba os setores de Produção, Manutenção e Logística.

Vinicius Ferreira Lopes de Paiva

Engenheiro de Manufatura e Projetos

Engenheiro Mecânico, pós Graduado em Gerenciamento de Projetos pela FGV. Engenheiro de Processos e Projetos no setor de Body Shop, responsável por coordenar e auxiliar os projetos de melhoria no setor, com expertise em ganho de produtividade, redução de desperdício, reorganização de processo operativos, projetos de segurança e Projetos de Controle e Automação. Experiência nas áreas de processos, projeto, produção, Introdução de Novos Produtos/Projetos e Validação.

AGENDA

DATA

Dias 6 de junho de 2019

Das 08h30 às 17h30

Carga horária: 8 horas

07:30 Credenciamento

08:30 Grupo Lean

08:40 Lean Farming

09:25 General Cable

09:55 Coffee-Break

10:15 Flamma

10:45 Kaizen Institute

11:30 Plenária

12:15 Pipefy

12:25 Almoço

13:55 Treinari

14:40 Mahle

15:10 CIMED

15:40 Coffee-Break

16:00 Toledo

16:45 Plenária

17:30 Grupo Lean

 

*A agenda poderá sofrer alterações sem prévio aviso.

LOCAL

O evento será realizado em Pouso Alegre/MG nas dependências do Hotel Marques Plaza - Avenida Prefeito Tuany Toledo, 801 - Pouso Alegre/MG

PÚBLICO ALVO

AO FINAL DESTE EVENTO VOCÊ SERÁ CAPAZ DE

Participar e interagir com a comunidade lean, por meio do compartilhamento de conhecimento através de palestras e cases desenvolvidos dentro da filosofia Lean e com a promoção de um excelente ambiente para networking profissional.

ESSE EVENTO É INDICADO PARA

Gerentes, Diretores, Supervisores, Coordenadores Lean e Profissionais que integram Times de Melhoria Contínua.

PATROCÍNIO

APOIO

LOCAL DO EVENTO

ORGANIZAÇÃO E REALIZAÇÃO

© 2019 - Criado por Grupo Lean - Todos os direitos reservados

design salvego.com