INSCRIÇÕES ENCERRADAS

GRUPO LEAN

EVENTOS

CONCEITOS LEAN

ARTIGOS

VÍDEOS

LOJA

CONTATO

29 DE NOVEMBRO

DE 2018

O EVENTO

O Fórum Nacional de Lean promove um excelente ambiente para compartilhamento de conhecimento do sistema lean através de palestras e casos de sucesso desenvolvidos nas mais diversas atividades empresariais.

 

Tradicional evento da comunidade lean, está presente em diversas cidades do país com uma marcante presença de palestrantes renomados e profissionais de altíssima competência que se relacionam por meio de momentos de networking profissional e tornam o evento uma fonte de grande valor para todos os que buscam aprimorar seus conhecimentos e estarem atualizados com as melhores práticas do mercado.

PALESTRANTES

Lean Management como Instrumento de Apoio para a Mudança Cultural

O enfoque excessivo em elementos técnico-operacionais encobre a necessidade de se atuar em outros elementos relacionados ao conceito de gestão de mudanças.

Nesta apresentação, serão discutidas algumas das seguintes questões inerentes ao processo de mudança:

Quais os principais elementos de gestão que, sendo negligenciados, resultam em processos de mudança falhos ou incompletos? Quais os principais elementos de suporte e catalisadores de um processo bem-sucedido de mudança? Como manter o que foi mudado? Quais são as práticas e ferramentas que devemos aplicar até que a mudança esteja devidamente ancorada na rotina de trabalho de cada um?

Veremos como o modelo de Lean Management cria mecanismos para padronização e descentralização do processo de tomada de decisão e, ao mesmo tempo, transforma a cultura organizacional.

Cesar Augusto

Sócio e Diretor de Projetos da Hominiss Solutions

Doutor e mestre em engenharia de produção pela Universidade de São Paulo (USP), é Black Belt 6 Sigma e professor de pós-graduação em disciplinas relacionadas à Mentalidade Enxuta (Lean Thinking), Planejamento Estratégico e Análise de Projetos de Investimento. É Autor de diversos artigos relacionados à produção enxuta, análise econômica e gestão da produção. Coordenou dezenas de implantações de Produção Enxuta em empresas de diversos segmentos (industriais e de serviços).

Hoshin Kanri

Hoshin Kanri iniciando com o presidente da empresa e chegando até o fluxo de valor primário através do gerenciamento diário. Hoshin Kanri para criar na liderança o hábito de melhoria contínua (sala obeya) e cascatear para todos os colaboradores o hábito do trabalho em equipe.

Lirio Busato

Presidente

Presidente da LB Consultoria e Treinamento Empresarial. Engenheiro Mecânico pela USP, Pós-Graduado em Administração de Empresas pelo INPG, foi Diretor do Lean Institute Brasil, Diretor Superintendente da Inpacom-Diemolding, CEO da Aço Peças e Diretor geral da Varga S.A. (atual ZF-TRW). Nos Estados unidos trabalhou na Lantech com Yoshiki Iwata (subordinado de Taiichi Ohno na Toyota Japão).

Como desenvolver a Cultura da Melhoria Contínua

Há vários anos, sabemos que o sucesso da implantação do Lean depende de uma profunda mudança na Cultura Organizacional das empresas. Mas como conseguir esta mudança? Quais os principais obstáculos nesta jornada? Enfim, do que depende o êxito da implantação do Lean?

Carlos Moretti

Diretor

Formado em Engenharia pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo possui mais de 20 anos de experiência em melhoria de processos. Recebeu treinamento nas técnicas do Toyota Production System (TPS – Lean Manufacturing) dos profissionais da Hirayama Consulting, no Japão. Trabalhou por 5 anos implantando o TPS, diretamente com Senseis da Toyota do Brasil, Canadá e Venezuela. Apoiou empresas dos segmentos de autopeças, gráfico, confecção, lavanderia industrial, produção de alimentos (food & pet food), lentes para óculos, produtos para higiene pessoal, calibração de instrumentos de medição, colheita e plantio mecanizados de cana de açúcar, projeto de tubos flexíveis, seguros e corretagem de seguros em sua jornada para alcançar a excelência no Pensamento Lean; no Brasil, Estados Unidos, México, Venezuela, Polônia e Itália. Palestrante convidado do curso de graduação em Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Docente da Fundação Vanzolini. Co-autor do livro “Toyota by Toyota: Reflections from the Inside Leaders on the Techniques That Revolutionized the Industry”.

Indústria 4.0: o Caminho da Excelência Operacional para a Transformação Digital

A excelência operacional é uma necessidade para a sustentabilidade do negócio. Não é possível dar um passo à manufatura 4.0, sem antes otimizar, enxugar e padronizar processos. Para construir uma cultura de excelência operacional é necessário o envolvimento de toda a organização, em todos os níveis, pois esta filosofia depende das mudanças de comportamento e mentalidade, e sem elas, não conseguimos ter processos otimizados para dar um salto rumo à manufatura avançada. Vamos expor como a agenda da transformação digital se constrói e como o uso de tecnologia disruptiva baseada em dados, incluindo inteligência artificial, IoT, Data Analytics e Cloud, pode revolucionar a gestão da manufatura e agregar valor às organizações. Indústria e Dados: o potencial de ganho em produtividade, flexibilidade e eficiência de sistemas de automação integrados e colaborativos que permitem programar e controlar remotamente a produção nas plantas fabris, como também toda a cadeia de valor e ciclo de vida do produto, expondo casos práticos de aplicação e os benefícios trazidos por soluções de manufatura avançada, maximização da extração e da análise de dados: a entrega de valor de estruturas organizacionais que apoiem o processamento de dados.

Rüdiger Leutz

Diretor Geral

Diretor Geral da Porsche Consulting Brasil, Rüdiger atuou durante 10 anos na matriz alemã e há mais de oito anos no Brasil, somando 18 anos de experiência na consultoria, une o pragmatismo alemão com a paixão pelo nosso país. Com vasta experiência em projetos no mundo todo, possui expertise em temas de estratégia empresarial, reorganização de processos operativos e administrativos, desenvolvimento de produtos, qualificação de times de melhoria continua. Apoia clientes de toda a América Latina na transformação digital de seus processos, estratégias e negócios, rumo a manufatura avançada e fábricas inteligentes.

Indústria 4.0 & Lean Manufacturing

Muitas décadas após a criação do Sistema Toyota de Produção, e 28 anos após a publicação do livro “A Máquina que Mudou o Mundo”, a filosofia Lean Manufacturing ainda não é totalmente compreendida por muitas empresas. Portanto, é natural que a 4ª Revolução Industrial – apesar de ser um dos principais temas do momento – também ainda não seja bem compreendida. Então, essa palestra terá o objetivo de falar um pouco mais sobre a Indústria 4.0 e as sinergias com o Lean Manufacturing.

Carlos Rover

Diretor de Engenharia, Estratégia Industrial e Performance

Engenheiro Químico. Mestre em Processos Industriais. Especialista em Automação e Controle, e também em Gestão de Processos. Master Black Belt e Lean Expert. Black Belt certificado pela American Society for Quality. Experiência de gestão nas áreas de Produção, Processos, Projetos, Validação, Engenharia, EHS (Meio Ambiente, Saúde e Segurança) e Excelência Operacional.

Lean: O propulsor do engajamento e mudança de cultura

Em uma organização em transição, com recursos limitados, a abordagem da cultura lean foi essencial para prover estabilidade e criar um cenário favorável a mudanças.

A Galderma, indústria farmacêutica dedicada a produtos dermatológicos, apresenta como utilizou a cultura lean na fábrica para engajar os colaboradores, auxiliar a transição de gestão e realizar o desdobramento dos objetivos estratégicos.

Adrien Pizzi

Diretor Industrial

Executivo formado em Farmácia Industrial pela UNESP com MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Possui 18 anos de experiência na área de Operações Industriais em Indústrias Farmacêuticas / Cosméticas e sólida vivência na gestão de equipes multidisciplinares. Já trabalhou na Faber-Castell, Medley/Sanofi e atualmente é responsável pela fábrica da Galderma/Nestlé Skin Health no Brasil.

George Souza

Gerente de Produção e Engenharia

Químico formado pela Faculdade Oswaldo Cruz, possui MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Possui 20 anos de experiência na gestão de manufatura em indústria do ramo farmacêutico / cosmético. Atuou na construção, startup e gestão de fábricas no Brasil e China. Atualmente é responsável pela área de Processos e Engenharia da fábrica da Nestlé Skin Health.

Desafios da Mudança Cultural na Indústria Make to Order

A forte resistência e os impactos na mudança cultural gerados na fábrica do Brasil ao ser a primeira do grupo a implementar o conceito de Fluxo Contínuo, deixando de trabalhar com o conceito de células e passando a produzir em formato de linha de produção (One Piece Flow), formato que está sendo gradativamente replicado para as plantas dentro da América Latina e em estudos nos USA.

Gustavo Mattedi

Diretor Regional de Operações e TI LatAm

Formado em Análise de Sistemas, pós graduado em Administração e MBA em Gestão e Liderança estratégica pela FGV / Ohio University, Black Belt pela Unicamp e membro do conselho de administração da Associação Samaritano de SP. Mais de 25 anos de experiência atuando na área de operações e de tecnologia da Informação, trabalhando diretamente em vários países da América Latina e da Ásia, responsável pela disseminação da cultura Lean nas empresas do Grupo Hunter Douglas para a América Latina e membro do Comitê Global de melhores práticas do grupo.

Abner Roberto Fagnani

Coordenador Lean LatAm

Engenheiro de Produção formado pela Faculdade Comunitária de Campinas (FAC).

12 anos de experiência com as ferramentas Lean Manufacturing, passando por empresas como: Autopeças, Farmacêutica, Eletrônica e atualmente responsável pela implementação das ferramentas Lean nas empresas do Grupo Hunter Douglas dentro da América Latina. Empresa do ramo de decorações, na produção de persianas e produtos arquitetônicos.

Superando desafios na implantação do Lean

Apresentação do case de sucesso da Wolpac Controles Eficientes durante o processo de implantação do Lean: etapas iniciais, utilização de ferramentas de controle e desafios para manutenção do Sistema e da Cultura de Melhoria Contínua.

Dérick Dantas

Coordenador de Melhoria Contínua na Wolpac

Diplomado em Lean Manufacturing e Ciclo Kaizen pelo Lean Institute Brasil. Cursa o último ano de Engenharia pela Universidade São Judas Tadeu. Atualmente, atua como Coordenador de Melhoria Contínua na Wolpac.

Nilton Sena

Supervisor de Marketing

Especialista em Marketing pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Bacharel em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atualmente é professor da Universidade Braz Cubas no curso de Administração de Empresas e atua como Supervisor de Marketing pela Wolpac.

AGENDA

DATA

Dias 29 de novembro de 2018

Das 08h30 às 17h30

Carga horária: 8 horas

LOCAL

07:30 Credenciamento

08:30 Boas Vindas Grupo Lean

08:40 Treinari

09:25 Galderma

09:55 Coffee-Break

10:15 Wolpac

10:45 Lean Business

11:30 Plenária

12:15 Almoço

13:45 Hominiss

14:30 Hunter-Douglas

15:00 Coffee-Break

15:20 Carlos Rover

15:50 Porsche Consulting

16:35 Plenária

17:20 Encerramento Grupo Lean

 

*A agenda poderá sofrer alterações sem prévio aviso.

O evento será realizado em Campinas/SP nas dependências da hotel Royal Palm Tower Anhanguera. Av. Royal Palm Plaza, 100, Campinas - SP

PÚBLICO ALVO

AO FINAL DESTE EVENTO VOCÊ SERÁ CAPAZ DE

Participar e interagir com a comunidade lean, por meio do compartilhamento de conhecimento através de palestras e cases desenvolvidos dentro da filosofia Lean e com a promoção de um excelente ambiente para networking profissional.

ESSE EVENTO É INDICADO PARA

Gerentes, Diretores, Supervisores, Coordenadores Lean e Profissionais que integram Times de Melhoria Contínua.

PATROCÍNIO

APOIO

ORGANIZAÇÃO E REALIZAÇÃO

LOCAL DO EVENTO

© 2018 - Criado por Grupo Lean - Todos os direitos reservados

design salvego.com