Você tem muitas métricas na sua área? Isso pode ser complicado e tomar muito tempo ao tentar ver como as coisas estão se comportando no dia a dia. O QDIP é uma ferramenta recentemente descoberta que faz esta tarefa muito mais fácil, assim você pode chegar ao problema real, ao invés de afogar numa sobrecarga de dados, sem saber por onde começar!

 

QDIP é uma ferramenta de gerenciamento de processo diário que fornece uma rápida gestão visual de como um processo está operando usando 5 critérios: Segurança, Qualidade, Entregas, Inventário, Produtividade e Ambiente. Com esta ferramenta, qualquer um pode rapidamente acessar o status de um processo ou uma célula em questão de minutos. Os diagramas permitem que você rastreie até os últimos 31 dias trabalhados (assumindo que se trabalhe todos os dias do mês). As folhas são no formato carta com um critério cada (veja figura).

 

Caso você use o SQDC (Segurança, Qualidade, Entregas, Custo) ao invés do QDIP, então você pode usar o sinal de mais (+) para a segurança, e a letra C para custo ou cliente.

 

Muitas plantas de manufatura tem quadros de avisos e Scorecards perto da área de trabalho, mas é um problema ter muitas tabelas para olhar e muita informação para verificar. A gerencia precisa ser capaz de rapidamente olhar um diagrama, e saber sua performance em segundos, não em minutos. Esses folhas atuam nesta necessidade ao prover um simples código de cores verde e vermelho.

Ao final do mês, o gerente pode rapidamente acessar quando o problema ocorreu e determinar o que  deverá ser enfatizado no próximo mês para resolver estes problemas. Se o diagrama inteiro de um critério estiver verde, então o indicador deverá ser modificado para torná-lo mais desafiador. Se o diagrama inteiro estiver vermelho, ou o indicador é muito difícil, ou são necessários recursos e prioridades adicionais para ajudar a resolver estes problemas.

 

Como eu implemento QDIP/SQDC na minha área?

 

1° Passo – Defina as métricas chave para cada critério

Segurança

Qualidade

Entregas

Cliente / Custo

Inventario

Produtividade

Ambiente

- Nenhuma falta

- Nenhum acidente

- Menos que 5 defeitos por dia

- DPMO < 50

- 100% no prazo do cliente, cronograma, programa, etc

- Completo 10 unid./dia

- Nenhuma reclamação

- Nenhum defeito na planta

- Nenhuma reclamação de garantia nos 3 primeiros meses

- WIP < 10 unidades

- Não mais que 3 peças por estação

- WIP < $10,000

- $/hr > $150

- < 10 minutos por parada

- O time atinge diariamente a cadencia desejada

- Todas as equipes vão embora no final do turno

- Todo o lixo está senso separado

 

2° Passo – Coloque novos diagramas QDIP/SQDC no inicio de cada mês

Recomenda-se que os coloque nesta ordem, em um local para que todos (do operacional e liderança) vejam. Você pode plastificar as folhas e reutiliza-las todo mês (após limpar), ou imprimir novas a cada mês, assim você mantem o histórico.

 

3° Passo – Após cada dia de trabalho, pinte cada diagrama de VERDE (alcançou os objetivos) ou VERMELHO (não alcançou os objetivos)

 

Ao final de cada dia, o gerente ou líder pode passar pela área e olhar as marcações do dia nas folhas e determinar se as métricas foram alcançadas. Pode-se usar o tempo discutindo apenas os itens em vermelho nas folhas, e não os verdes. Isso deve simplificar o tempo usado em cada área, e reduzir o tempo total de supervisão.

 

Exemplo: Ao final do dia 5

Aqui estão os resultados dos primeiros 5 dias do mês:

- Segurança não alcançou os objetivos no dia  2

- Qualidade e entregas não alcançou os objetivos no dia 4

- Inventário não alcançou os objetivos nos dias 4 e 5

- Produtividade não alcançou os objetivos nos dias 1 e 2

- Ambiente não alcançou os objetivos no dia 1

 

Exemplo: Após 10 dias

Após 10 dias, a qualidade falhou 2 dias, entregas 5 dias, inventário 3, produtividade 4, e ambiente 3. No 10° dia, apenas entregas falhou em alcançar os objetivos.

 

Exemplo: Após 15 dias

 

Exemplo: Após 31 dias

 

Traduzido de:

http://www.biz-pi.com/product.asp?id=11

 

Exibições: 582

Comentar

Você precisa ser um membro de Grupo Lean para adicionar comentários!

Entrar em Grupo Lean

Badge

Carregando...

O Grupo Lean promove a interação e o networking de profissionais praticantes e estudiosos de Lean System.

© 2017   Criado por Grupo Lean.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço