Ola

Trabalho na Volvo Trucks Estados Unidos e possuo a certificacao Black Belt desde 2003 adquirida no Brasil atraves da Otima Estrategia e Gestao.

Estamos inciando a implementacao do programa Six Sigma na area de Qualidade e Customer Satisfaction.

Uma dos grandes desafios que vejo sera o tempo dedicado pelos candidaos a Green Belt nos projetos. Todos nos estamos com uma demanda grande de trabalho e o meu ponto de discussao para o grupo e o segiunte: como fazer com que o Top Management realmente apoie de uma maneira formal o tempo dedicado aos projetos de Six Sigma pelos candidatos a Green Belt?...Seria necessario uma carta formal assinada?!...Ou somente um OK verbal seria suficiente para garantir, por exemplo, que 25% do tempo de um determinado candidato seria dedicado ao projeto?!

 

Muito obrigado desde ja pela oportunidade

 

Lisandro Torquato

 

Exibições: 616

Respostas a este tópico

Lisandro,

 

Todos sabemos que o comprometimento da alta gerencia é de extrema importancia para que os trabalhos de melhoria como um Green Belt ocorram. Acredito que pelo alto grau de cobrança sofrido nos tempos de hoje, ter essa carta na manga como uma carta formal, um e-mail seja importante primeiro para dar folego e motivação para quem está realizando o trabalho, pois está recebendo permissão para que se dedique a isso. É um álibi mesmo uma vez que esse tipo de decisão pode impactar nas entregas do colaborador (e obviamente dará um grande pico na entrega do trabalho!). Deixar no verbal não vejo com uma boa decisão, uma vez que as pessoas tendem a esquecer visto o grande número de informações que processam diariamente. Contra fatos não há argumentos! Vocês estarão dando um passo atrás para dar dois ou mais la na frente. Atente-se também ao potencial de ganho que esse trabalho pode trazer, uma vez que ele justifica esse tempo que o colaborador irá dedicar!

Espero ter ajudado de alguma forma,

 

Boa sorte,

Bruno Ogata

 

Caro Lisandro,

O apoio formal deve ser materializado. Partindo do  pressuposto que a alta direção está ciente dos benefícios e das demandas originadas pelo projeto, é fundamental que ela também esteja envolvida. Um caminho é incluir alguém da alta direção nas reunião de follow-up do projeto e ter o apoio ao projeto manifestado claramente através de um email, memorando interno ou comunicação, que habilite os membros do projeto a disponibilizar tempo nos mesmo. Envolva o RH na construção dessa solução.

Boa sorte..

Ola Bruno e Francisco

 

Muito obrigado pelo retorno e observacoes.

Realmente acredito que o apoio formal eh uma das chaves para o sucesso do Projectos - sem duvidas. Tendo em vista a imensa oportunidade que temos em nossas maoes de reduzir as falhas que impactam nosso cliente e tambem posicionar nossa imagem em um diferente nivel tal apoio da alta direcao eh primordial.

 

Muito obrigado mais uma vez.

Grande abraco

Lisandro Torquato

Boa tarde Lisandro.

Esta sua situação, realmente é bastante interessante de ser analisada, porque?

1 - o trabalho que pretende realizar trará ganhos para a Volvo.

2 - o trabalho precisará de um investimento.

3 - o trabalho necessitará de um comprometimento de todos da equipe, incluindo os supeiores.

Assim, porque no momento de dar o ponta pé inicial no projeto, reúne toda equipe em uma sala, incluindo o grande chefe, e juntos criam um acordo de prioridade para este projeto, incluindo um tempo(energia) a ser gasto por cada membro da equipe?

Este acordo, pode ser realizado em um A3, assim ficará claro tudo que deverá ser feito, que acham todos os demais membros?

Grande abraço

Rogério Barreiros

RSS

Badge

Carregando...

O Grupo Lean promove a interação e o networking de profissionais praticantes e estudiosos de Lean System.

© 2017   Criado por Grupo Lean.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço