Bom dia amigos,

 

Quais técnicas vocês usam quando estão eliminando desperdícios em ambientes office?

 

Quais resultados foram atingidos? Estavam dentro do esperado?

 

Abs

Exibições: 515

Respostas a este tópico

Bom dia Moretti,

 

As técnicas utilizadas quando atuamos no Office são basicamente as mesmas, ao ponto de cronometrarmos as operações padrão, montar o mapa do fluxo de valor atual e futuro, cálculo de TAKT e capacidade produtiva. Na verdade, são processos dependentes de fluxos e tempos, com a diferença que normalmente a empresa não entende porque se perde 3 dias para aprovar uma ordem de compras.

Podemos conversar mais sobre o assunto,

 

abraços

Carlos,

 

Tenho aplicado o VSM Administrativo, conseguindo bons resultados na eliminação de desperdícios. Em alguns projetos conseguimos reduções em torno de 40% no lead time do fluxo de valor, e o melhor sem ser necessário mudanças radicais nos fluxo. Em relação ao resultado alguns estudiosos falam em ganhos na ordem de 400% em transformações LEan Office.

 

At.

 

Carlos,

 

O caminho para a melhoria é basicamente o mesmo: MFV atual -> Analise - > MFV Futuro.

Porém, precisamos tomar alguns cuidados e adaptar os conceitos para a realidade de escritório:

1.No  MFV: tempos de ciclo, setup e disponibilidade perdem o sentido neste tipo de trabalho. É mais coerente falarmos de ferramentas utilizadas, frequencia de ocorrencia de cada atividade e tempos de agregação de valor e espera. Em anexo voce encontra um artigo meu publicado no congresso da SAE de 2007 falando um pouco deste assunto.

2. Desperdicios: assim como no mapa é preciso adaptar os conceitos. Afinal, falar em excesso de inventário na área de projetos pode parecer abstrato demais para a maioria das pessoas.

3. As ferramentas de estado futuro tambem seguem o mesmo raciocínio. Existe pouca literatura a respeito, mas ul livro que vale a pena ser lido é o "Lean Six Sigma para Serviços", do Michael George.

 

Na empresa em que estou atualmente, estamos tendo reduções da ordem de 50% dos lead times dos processos mapeados.

 

Caso tenha alguma duvida especifica, sinta-se a vontade para perguntar.

Anexos

RSS

Badge

Carregando...

O Grupo Lean promove a interação e o networking de profissionais praticantes e estudiosos de Lean System.

© 2017   Criado por Grupo Lean.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço