GRUPO LEAN

EVENTOS

CONCEITOS LEAN

ARTIGOS

VÍDEOS

LOJA

CONTATO

5 DE DEZEMBRO

DE 2019

O EVENTO

O Fórum Nacional de Lean promove um excelente ambiente para compartilhamento de conhecimento do sistema lean através de palestras e casos de sucesso desenvolvidos nas mais diversas atividades empresariais.

 

Tradicional evento da comunidade lean, está presente em diversas cidades do país com uma marcante presença de palestrantes renomados e profissionais de altíssima competência que se relacionam por meio de momentos de networking profissional e tornam o evento uma fonte de grande valor para todos os que buscam aprimorar seus conhecimentos e estarem atualizados com as melhores práticas do mercado.

PALESTRANTES

Toyota Way

Berço do lean e fonte de inspiração para o aprimoramento dos processos com foco no cliente, a palestra irá abordar o trabalho que a Toyota do Brasil vem realizando dentro e fora da indústria automobilística com sua filosofia, seu DNA de fazer as coisas. A propagação e contribuição que o sistema tem realizado no mundo corporativo e social além dos seus limites fabris.

Bruno Kosima

Chefe TLAC OMDD (Toyota Latin America & Caribbean – Operations Management Development Division)

Certificado pela Toyota Motors Corporation como instrutor de Toyota Productions System (TPS) e Toyota Business Practice (TBP). Especialista em disseminar a essência do Toyota Production System (TPS) com palestras e práticas da melhoria contínua em toda região da américa latina e caribe, com desenvolvimento de atividades nas plantas da Toyota, fornecedores, distribuidores/concessionárias, fora da indústria e atividades sociais.

Bacharel em engenharia de produção mecânica, atuou como engenheiro e gestor responsável por desenvolvimento de processos e novos projetos de veículos e planta e desenvolvimento de pessoas, um dos motivos qual iniciou o curso de MBA em desenvolvimento humano de gestores pela FGV.

Dentro dos seus 16 anos de experiência profissional na Toyota do Brasil teve a oportunidade de atuar globalmente quando transferido para Toyota Motors Corporation Japão no período de 2 anos, além de outras atuações em outros países. Atualmente ocupa a posição de Chefe do Departamento da divisão da Toyota Latin America & Caribbean.

Modelo Kaizen de Crescimento, Estratégia e Processo Hoshin Kanri

Como criar métodos para capturar e desenvolver os objetivos estratégicos da sua empresa, bem como gerar insights sobre o futuro para desenvolver os meios de concretizá-los. Desenvolvendo cada indivíduo em vários níveis dentro da empresa num único objetivo. Em japonês, Hoshin significa "metal brilhante", "bússola" ou "apontando à direção". Kanri significa "gerenciamento" ou "controle". O nome sugere como o planejamento Hoshin alinha uma organização para alcançar um objetivo estratégico único.

Ruy Cortez de Oliveira

Sócio e Managing Director

Engenheiro pelo Instituto Mauá, Pós-Graduação em Engenharia Industrial pela USP, além de certificação de TPM pelo JIPM e Kaizen Manager pelo Kaizen Global. Possui grande experiência em Logística Lean, Projetos TPM e TQM. Liderou vários projetos TFM de muito

sucesso para reduzir o Lead Time, Capital de Giro, melhorar a produtividade e serviço ao cliente. Liderou a implementação de projetos Lean em diferentes tipos de indústria: Automotivo, Alimentos, Eletrônicos, Thermo Technology, Cerâmica, Têxtil, Varejo, Saúde, Transformação de Madeira, Vidro, Cork, Transportes e Centros de Distribuição. Especialista em Redesenho de Processos de Supply Chain como Compras, Vendas, Faturamento, Pós-Vendas, Warehouse, Distribuição e Logística.

Lean & Desafios e Tendências do Ser Humano no Trabalho

A filosofia Lean está intimamente ligada à formação de uma cultura organizacional. Então, o propósito dessa palestra será discutir como o Lean precisará se encaixar nas tendências do mercado de trabalho e das culturas organizacionais para os próximos anos, considerando:

- As novas exigências de competências (técnicas e comportamentais) criadas pelo mundo V.U.C.A. e pelas novas tecnologias

- A enorme quantidade de dados cada vez mais disponíveis versus as limitações de pessoas capacitadas para analisa-los

- Jornadas de trabalho cada vez mais flexíveis e menos presenciais

- Trabalhos cada vez mais por demanda e menos contratos de longo prazo

- A heterogeneidade cada vez maior de gerações no ambiente de trabalho

Carlos Rover

Sócio e Diretor

Executivo de Excelência Operacional por mais de 15 anos em empresas como Grupo NC, Zoetis, Pfizer e Aventis. Lean Expert pelo Lean Management Institut da Alemanha.  Six Sigma Black Belt pela American Society for Quality dos EUA.  Engenheiro Químico, Mestre em Processos Industriais, Especialista em Gerenciamento de Processos, e Especialista em Automação e Controle Industrial.

S&OP em um Sistema Puxado

No sistema puxado passa a ser mais fundamental o entendimento de demanda em sua essência. Discussões sobre programa de produção, estoque, congelamento de planos de vendas, atendimento do plano de vendas pela produção, perdem a relevância. É necessária uma visão de médio e longo prazo para determinar suas “prateleiras” (sistemas de reposição auto organizados) que reagem automaticamente ao movimento real das vendas. Os maiores esforços do comitê S&OP são em aprimorar o entendimento dos comportamentos de mercado e da demanda com o uso de indicadores, visões gráficas e estatísticas, num exemplo constante de Planejamento e aperfeiçoamento (PDCA).

Maurício Renzetti Malheiros

Gerente de Supply Chain e Excelência Operacional

Economista graduado pela Unicamp (2006), participou do Programa de Intercâmbio na Technische Universität Darmstadt na Alemanha (2005/2006), Pós Graduado (Latu sensu) em Gestão e Estratégia de empresas pela Unicamp (2011), Pós Graduado (Latu Sensu) em Gestão Financeira pela FGV (2012), aluno regular do programa de mestrado em Engenharia de Produção na EESC/USP (2014). É certificado CPIM (Certified in Production and Inventory Management), CSCP (Certified in Supply Chain Professional) pela APICS (The Association for Operations Management) e Green Belt em Lean Six Sigma. Profissional com quatorze anos de experiência em grandes empresas nas áreas de Supply Chain, Excelência Operacional e Controladoria. Atualmente ocupa o cargo de Gerente de Supply Chain e Excelência Operacional na Ourofino Saúde Animal, sendo responsável pelas atividades de planejamento de demanda e operações (S&OP), planejamento de materiais (MRP), planejamento e controle de produção (PCP), planejamento de distribuição (DRP) e Excelência Operacional.

Valéria Felix Dias

Analista de Planejamento e Controle de Supply Chain

Engenheira de Produção graduada pela UFSCar. Profissional com experiência no varejo em Controladoria, Inteligência de Mercado e Supply Chain, desenvolvendo e implantando a área de abastecimento de lojas e processos de suporte às decisões estratégicas de ressuprimento e distribuição. Atualmente, atua como Analista de Planejamento e Controle de Supply Chain na Ourofino Saúde Animal sendo responsável pelas atividades de S&OP e implantação dos sistemas de auto reposição de estoque.

Modelo Multivarejo de Excelência Operacional

Como a Filosofia Lean, através do MMEO, vem mudando o mindset e cultura dos times operacionais nas Centrais de Distribuição do GPA, trazendo um comprometimento e busca contínua pela excelência nos processos.

Danilo Vilar Teixeira

Gerente Melhoria Contínua Operações

Possui 19 anos de experiência em multinacionais automotivas e varejo, implementando e gerenciando o controle de qualidade total interno e na cadeia de fornecedores, Filosofia Lean, melhoria contínua de processos e engenharia de desenvolvimento, sempre com a missão de agregação de valor aos clientes internos e externos.

Atuou na estruturação de áreas da qualidade, desenvolvimento de fornecedores utilizando o modelo “Sistema Toyota de Produção” junto aos Tier 1, gestão e desenvolvimento de equipes de alta performance. Atualmente é responsável pela implantação e suporte à sustentação do Modelo Multivarejo de Excelência Operacional (MMEO) nas Centrais de Distribuição do Grupo.

Excelência Operacional como Disciplina de Valor

Reconhecida em 2019 como a empresa de Engenharia e Construção mais inovadora do país a jornada da Andrade Gutierrez Engenharia rumo a Excelência operacional começou no ano 2010 na obra “Arena da Amazônia”, ao longo destes anos evoluiu suas iniciativas de pontuais a iniciativas sistêmicas, Excelência Operacional se consolidou como a disciplina de valor da companhia e ser uma Lean Company faz parte da sua estratégia. Aliando gestão de projetos à gestão da mudança o time AG busca um turnaround organizacional focado em melhoria contínua e usa o sistema de gestão denominado SAGE para continuar evoluindo e consolidando as melhores práticas de mercado de gestão para infraestrutura.

Deísa Conegundes

Gerente de Excelência

Gerente de Excelência da Andrade Gutierrez com mais de 10 anos de experiência em construção e planejamento. Engenheira Civil formada pela Universidade Federal do Pará, Administradora pela Faculdade do Pará, Consultora Lean pelo Lean Institute Brasil, Change Practitioner pela Prosci e Lean Black Belt pelo IBP. Executou projetos de excelência operacional nos diversos segmentos da construção dentre eles, metroviário, urbanístico, rodoviário, energia, mineração, macrodrenagem entre outros, atua na condução do pensamento A3 em projetos de temas como Produtividade, Diagnóstico, Estratégia, Planejamento Takt, Lean Office e Pessoas. Atualmente lidera o time de consultores de projetos da AG, convertendo potenciais em resultado, aplicando o método AG de gestão de projetos de melhoria e desenvolvendo as capacidades do time em todos os níveis organizacionais, criando, consolidando ou multiplicando conhecimento lean.

Vagner Marques

Coordenador de Excelência

Coordenador de Excelência da Andrade Gutierrez com mais de 7 anos de experiência em Lean Construction. Engenheiro de Produção formado pela Universidade Estadual de Santa Cruz, Mestre em Engenharia pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, Consultor Lean pelo Lean Institute Brasil, Change Practitioner pela Prosci, Lean Green Belt pela EDTI e Doutorando em Engenharia pela Universidade do Vale do Paraíba. Executou projetos de excelência operacional no Brasil, América Latina, Europa e África, em diversos tipos de Obras dentre eles: mineração, portuária, metroviário, urbanístico, rodoviário, energia, macrodrenagem entre outros. Atua na condução do pensamento A3 em projetos de temas como Produtividade, Diagnóstico, Estratégia, Planejamento Takt, Lean Office e Pessoas. Atualmente lidera o time de consultores de excelência da Andrade Gutierrez, alavancando o resultado dos contratos através da implementação do Sistema AG de Excelência e cuidando da Transformação Cultural dos colaboradores em todos os níveis organizacionais na Filosofia Lean.

Gerando Resultados no Setor de Healthcare, integrando Lean com Design Thinking e Metodologia Ágil

A DASA vem amadurecendo seu Programa de Excelência Operacional sempre utilizando Lean Thinking como modelo mental de melhoria. Após o surgimento do Cynefin Framework (by: Dave Sowden, 1999), a empresa encontrou uma forma de acelerar a melhoria dos processos internos, partindo de uma grande mudança cultural de seus colaboradores e integrando Design Thinking e Metodologia Ágil em projetos. Nos três primeiros anos do programa, já foram capturados mais de R$ 8Mi e há potencial para muito mais nos próximos anos.

Karolina Magalhães

Analista de Excelência

Engenheira Química formada na Faculdade Oswaldo Cruz, cursando MBA em Project Management na FGV, Green Belt em Lean Seis Sigma e Design Sprint Master pela SETA Desenvolvimento Gerencial. Atuou por 5 anos na área de Process Excellence na Boehringer Ingelheim e atualmente lidera o pilar de Melhoria Contínua na DASA (Dona das principais marcas de laboratórios em análises clínicas no Brasil, entre elas: Delboni, Lavoisier, Salomão Zoppi, Alta Diagnósticos, entre outras).

MODERADORES

Guilherme Carvalho

Diretor Executivo

Exo – Excelência Operacional

Possui mais de 18 anos de experiência internacional em consultoria em Excelência Operacional. Durante esse período acumulou experiência em empresas dos mais diferentes segmentos industriais e culturas. É especialista em Lean Six-Sigma, atuando no aumento do desempenho operacional e desenvolvimento de gestão de processos e pessoas com foco em melhoria contínua. Atualmente é consultor, mentor e palestrante sobre Excelência em Gestão, Excelência em Processos e Integração Processos-Pessoas.

Bruno Vasquez

Engenheiro e Fundador

Leanstart - A Fábrica do Valor

Engenheiro de Produção com experiência nos melhores e maiores ambientes de manufatura da indústria automotiva e alimentícia, é um grande apaixonado e estudioso do Sistema Toyota de Produção. Carreira desenvolvida nas áreas de Engenharia de Montagem, com desenvolvimento de processos e ferramental para as linhas de montagem de Retroescavadeira, Escavadeira Hidráulica, Motoniveladora, Pá Carregadeira e Caminhão Articulado da Planta de Pederneiras da Volvo CE; Engenharia de Manutenção, na gestão de Capex e Opex ($MM), das fábrica de Balas e Gomas da Mondelēz International em Bauru e Auditoria de Produto/Processo e PDI, na sistematização de processos de inspeção aplicando programação em VBA na encarroçadora de ônibus CAIO Induscar. Certificados profissionais em Usinagem, pelo SENAI, Operations Analytics pela The Wharton School e Lean Production pela Technische Universität München (TUMx).

Atualmente, é o criador e produtor de conteúdo da página Leanstart - A Fábrica do Valor, com a missão de tornar o assunto Lean Manufacturing cada vez mais acessível."

AGENDA

DATA

Dias 5 de Dezembro de 2019

Das 08h30 às 17h30

Carga horária: 8 horas

07:30 Credenciamento

08:30 Grupo Lean

08:40 Kaizen Institute Brasil

09:40 DASA

10:25 Coffee-Break

10:45 Andrade Gutierrez

11:30 Ourofino

12:15 Almoço

13:45 Networking

14:45 Grupo Pão de Açúcar

15:30 Coffee-Break

15:50 SETA Desenv. Gerencial

16:50 Toyota

17:35 Grupo Lean

 

*A agenda poderá sofrer alterações sem prévio aviso.

LOCAL

O evento será realizado em Campinas/SP nas dependências do Royal Palm Tower Anhanguera que fica na Avenida Royal Palm Plaza, 100 - Campinas/SP

PÚBLICO ALVO

AO FINAL DESTE EVENTO VOCÊ SERÁ CAPAZ DE:

Participar e interagir com a comunidade lean, por meio do compartilhamento de conhecimento através de palestras e cases desenvolvidos dentro da filosofia Lean e com a promoção de um excelente ambiente para networking profissional.

ESSE EVENTO É INDICADO PARA:

Diretores, Gerentes, Coordenadores e Profissionais que se interessam por Melhoria Contínua.

INSCREVA-SE JÁ! VAGAS LIMITADAS!

INVESTIMENTO:

Para pagamento até 3 de Dezembro

  • 1 a 4 participantes: R$ 790,00
  • 5 ou mais participantes: R$ 690,00

 

Condições gerais:

• Valores individuais.

• Estão inclusos no valor: participação em todo o evento, coffee break manhã e tarde, almoço e certificado digital de participação.

• O estacionamento não está incluso no valor da inscrição.

• A inscrição somente é garantida através do pagamento da inscrição.

• Descontos cedidos somente para pagamentos realizados até as datas estipuladas.

 

Política de reembolso e cancelamento:

As inscrições que forem pagas e solicitadas seu cancelamento com até 15 dias antes da data do evento, serão reembolsadas em 80% do valor pago. A partir do 14° dia antes do evento, somente serão aceitas substituições das inscrições.

APOIO

LOCAL DO EVENTO

ORGANIZAÇÃO E REALIZAÇÃO

© 2019 - Criado por Grupo Lean - Todos os direitos reservados

design salvego.com