GRUPO LEAN

EVENTOS

CONCEITOS LEAN

ARTIGOS

VÍDEOS

LOJA

CONTATO

9 DE SETEMBRO

DE 2019

O EVENTO

O Fórum Nacional de Lean promove um excelente ambiente para compartilhamento de conhecimento do sistema lean através de palestras e casos de sucesso desenvolvidos nas mais diversas atividades empresariais.

 

Tradicional evento da comunidade lean, está presente em diversas cidades do país com uma marcante presença de palestrantes renomados e profissionais de altíssima competência que se relacionam por meio de momentos de networking profissional e tornam o evento uma fonte de grande valor para todos os que buscam aprimorar seus conhecimentos e estarem atualizados com as melhores práticas do mercado.

PALESTRANTES

O Desafio de Implantar um Sistema Puxado de Programação

Problemas de excesso e falta de estoque (back order), concomitantemente, perdas por vencimento de produtos, tensão entre variação da venda (baixa assertividade) e proposta para congelamento do plano de produção, entre outros, indicam que a evolução da complexidade do contexto industrial desafia o tradicional modo ocidental de programação empurrada de produção (com base no MRP), que passou a ser bem difundido a partir dos anos de 1970.

Surge do lado oriental uma prática alternativa, que se mostra bastante competitiva para indústrias de produtos repetitivos, com uso de sistema puxado de programação de produção. Uma elaborada solução inspirada no sistema de reposição adotado para abastecimento de produtos nas prateleiras de supermercados.

Muitas interpretações errôneas e simplistas dificultam ainda hoje o entendimento e implementação adequada de um sistema puxado no ambiente industrial. Elementos chave que integram o sistema muitas vezes são ignorados. Baseado na experiência de 20 anos na implementação de sistemas puxados, a presente palestra explora as diferenças entre sistemas puxado e empurrado e os desafios e cuidados na implementação de um sistema puxado.

Ricardo Borgatti

Sócio Diretor

Doutor em Engenharia de Produção pela Poli/ USP; Phd. em Business Administration pela FCU – EUA; Mestre em Administração – UNIP; Pós-graduado Latu Senso em Marketing – ESPM/SP; Graduado em Engenharia Mecânica – UFMG; Especializado em ISO 9001 – ABCQ e SGS.

Experiência como Executivo no exterior, Conselheiro Consultivo e Diretor Executivo Interino em Empresas no Brasil. Com mais de 26 anos na Liderança em projetos de Consultoria para grandes, médias e pequenas empresas, sendo 18 anos só setor FARMA, atua na Direção de Projetos de Consultoria nas áreas de: Excelência Operacional com foco em Lean, Direcionamento Estratégico,  Criação de Modelos de Gestão, Programas de Qualidade Total, Integração Empresarial, Gestão de Custos, Gestão de Projetos, Gestão de Processos e suporte na Profissionalização de empresas.

Lean em um mundo V.U.C.A.

O conceito de mundo V.U.C.A. (Volatile, Uncertain, Complex, Ambiguous) foi criado na década de 90 e começou a fazer parte da discussão dos conselhos administrativos das grandes empresas após a mais recente crise financeira global (iniciada em 2008). Atualmente essas discussões vêm sendo impulsionadas em função do caráter disruptivo da nova economia, que vem trazendo novos modelos de se fazer negócios e, com isso, novos modelos organizacionais. Revistas consagradas como a HBR e a Forbes vêm publicando, ao longo dos últimos anos, artigos sobre esse tema.

Muitas das consagradas escolas de negócios já vêm mudando seus paradigmas, substituindo as técnicas tradicionais de planejamento e execução da estratégia por técnicas mais adaptadas ao mundo V.U.C.A. Esse será um dos panos de fundo da nossa palestra, para discutirmos como o Lean se encaixa nesse contexto.

Discutiremos também o conceito de Lean Design Thinking, que vem sendo utilizado por muitas das empresas que possuem maior valor de mercado, incluindo muito dos “unicórnios” (que têm valor de mercado superior a US$ 1 bilhão) e “decacórnios” (superior a US$ 10 bilhões).

Alberto Pezeiro

Sócio Fundador e Presidente

Sócio Fundador e Presidente da SETA - Desenvolvimento Gerencial que tem entre seus principais clientes empresas como GE, Itaú, GVT, Avon, Braskem, Votorantim, Volkswagen, Nestlé e Vale, entre outros.

Conduz treinamentos nas áreas de Desenvolvimento de Liderança e Excelência Operacional há 20 anos. São mais de 10.000 profissionais que passaram por seus treinamentos.

Ex-executivo da GE, foi Diretor Comercial da GE Plastics para América do Sul, Six Sigma Master Black Belt e Gerente de Treinamento e Desenvolvimento Corporativo para América do Sul.

Membro Sênior do American Society for Quality.

Trabalhou anteriormente na FORD e na VW.

Carlos Rover

Sócio e Diretor

Executivo de Excelência Operacional por mais de 15 anos em empresas como Grupo NC, Zoetis, Pfizer e Aventis.

Lean Expert pelo Lean Management Institut da Alemanha.

Six Sigma Black Belt pela American Society for Quality dos EUA.

Engenheiro Químico, Mestre em Processos Industriais, Especialista em Gerenciamento de Processos, e Especialista em Automação e Controle Industrial.

Lean de Alto Impacto na Operação HPE

O envolvimento da alta administração para o sucesso da implementação do Pensamento Enxuto é fundamental. Será demonstrado o que a HPE tem feito para transformar a alta administração e os resultados alcançados nesta jornada.

Governança também é um ponto forte para Gestão de Resultados diariamente.

“Impacto sempre, Lean sempre tem que estar atrelado com resultados de produtividade e qualidade.”

William Aquino

Gerente de Produção e PDI

Executivo com 17 anos dedicados a Operações Industriais, Qualidade, Lean, Melhoria Contínua, Lançamentos de produtos. Formado em Engenharia Mecânica pela UNESP, Especialista em Gestão Industrial, Mestre em Business Management pelo ISCTE Lisboa, Certificado em Improvement Strategies no MIT | Massachusetts e Certificado CMQ/OE "Manager of Quality / Organizational Excellence" pela American Society for Quality.

Thales R. Neves

Supervisor de Produção

Graduado em Engenharia de Produção, atuou como Engenheiro de Processo nas áreas de Inspeção e Montagem. Possuiu experiência em PFMEA, Fluxograma, Lay-Out, Padrões de Operação (SOP), VSM, Yamazumi. Atualmente, atua como Supervisor de Produção de veículos chassi, área Piloto onde ocorre a Transformação Lean na HPE.

Gestão de Estoque e Gerenciamento do Fluxo: Garantia de Sucesso no Nível de Serviço e Crescimento do Negócio

Há 10 anos, o Grupo HalexIstar, criou um Time de Excelência Operacional, suportado por uma Consultoria, que trouxe ferramentas para Melhorias de Processos com Visão de Negócios, o que permitiu grande avanço na busca de Excelência nas Operações Industriais. Entre estas, a Gestão dos Estoques foi fundamental e possibilitou a otimização de recursos que foram estratégicos para a competitividade e crescimento da companhia. Outra ferramenta extremamente importante, foi o Gerenciamento do Fluxo, que permitiu redução no Lead Time e melhor organização do processo, que se tornou mais confiável e permitiu um melhor balanceamento entre Capacidade e Demanda.

Divino Conrado Louredo Mendes

Gerente Industrial

Farmacêutico Industrial, especialista em Engenharia de Produção e Gestão Industrial. Profissional com sólida carreira em Indústrias Farmacêuticas. Conta com 12 anos de atuação em Operação e Gestão de equipes Industriais nas áreas de: Produção, Engenharia de Processos (Lean/OPEX), Garantia de Qualidade, Almoxarifado, Manutenção, Utilidades, Engenharia/Projetos e PCP. Alta performance em Gerenciamento de Processos, Projetos e Liderança Multidisciplinar com FOCO em RESULTADO, sempre orientado ao CRESCIMENTO do Negócio e valorizando a Cultura de Excelência.

Atualmente, atuando como o Gerente responsável por uma Planta do Grupo HalexIstar em Eusébio/CE. Principais Projetos: responsável pelo UP Grade Tecnológico da Planta, suporte à ampliação de Portfólio, incorporação da unidade e implementação/manutenção de Liderança Lean.

Lelis Alves Junior

Gerente Industrial e Supply Chain

Engenheiro de Produção, pela PUC-GO, com experiência nas áreas de Logística e Operações Industriais. Carreira com mais de 10 anos na indústria farmacêutica, atuando em empresas como HalexIstar e Farmoquímica. Trabalhou em projetos de implantação SAP, nos módulos de planejamento e gestão de estoques. Na área de operações atuou estruturando a implantação de conceitos Lean, como sistema puxado de produção, padronização de operações e liderança, além da implementação de indicadores gerenciais. Também atuou na implantação do processo S&OP integrando Comercial e Operações. Atualmente Gerente Industrial e Logística na HalexIstar Industria Farmacêutica.

Criando Valor para a Indústria através da Transformação Digital

Uma visão sobre a criação de valor através soluções digitais inteligentes, alinhando conceitos do LEAN com tecnologia da indústria 4.0, integrando pessoas, processos e equipamentos em um ambiente digital, conectado, moderno e colaborativo.

O que está por trás do conceito da INDUSTRIA 4.0?

Como a indústria pode gerar valor, através de soluções baseadas em IoT, BigData, CloudAnalytics, e Modelos Preditivos e Prescritivos – Exemplos Práticos.

Marcio Moreti

Empreendedor

Iniciou sua carreira na NOVARTIS Farmacêutica em 1990. Já em 1996 fundou sua primeira empresa de tecnologia e desenvolveu um sistema MES – Manufacturing Execution System especializado em indústria farmacêutica. Sua empresa se tornou líder na América Latina e venceu o Prêmio SINDUSFARMA na categoria software para produção de medicamentos por três anos consecutivos, 2009, 2010 e 2011. Em 2011 vendeu a empresa para a SIEMENS AG, onde ingressou como executivo responsável pelos negócios de MES na américa latina. Em 2015 se lançou ao mercado novamente fundando a ORANSYS, empresa dedicada à criação de valor através da transformação digital. Em 2016 um dos projetos da nova empresa foi reconhecido entre as 10 iniciativas mais inovadoras do Brasil, através do prêmio as 100+ promovido pela IT Media em parceria com a PwC.

AGENDA

DATA

Dias 9 de setembro de 2019

Das 08h30 às 17h30

Carga horária: 8 horas

 

LOCAL

O evento será realizado em Goiânia/GO nas dependências do K Hotel.

Av. Deputado Jamel Cecílio, 2.550- Goiânia/GO

PÚBLICO ALVO

AO FINAL DESTE EVENTO VOCÊ SERÁ CAPAZ DE

Participar e interagir com a comunidade lean, por meio do compartilhamento de conhecimento através de palestras e cases desenvolvidos dentro da filosofia Lean e com a promoção de um excelente ambiente para networking profissional.

ESSE EVENTO É INDICADO PARA

Gerentes, Diretores, Supervisores, Coordenadores Lean e Profissionais que integram Times de Melhoria Contínua.

INSCREVA-SE JÁ! VAGAS LIMITADAS!

INVESTIMENTO:

Para pagamento até dia 2 de agosto

  • 1 a 4 participantes: R$ 590,00
  • 5 ou mais participantes: R$ 490,00

 

Para pagamento até 6 de setembro

  • 1 a 4 participantes: R$ 690,00
  • 5 ou mais participantes: R$ 590,00

 

Condições gerais:

Valores individuais.

• Estão inclusos no valor: participação em todo o evento, coffee-break manhã e tarde, almoço e certificado de participação.

• A inscrição somente é garantida através do pagamento da inscrição.

• Descontos cedidos somente para pagamentos realizados até as datas estipuladas.

 

Política de reembolso e cancelamento:

As inscrições que forem pagas e solicitadas seu cancelamento com até 15 dias antes da data do evento, serão reembolsadas em 80% do valor pago. A partir do 14° dia antes do evento, somente serão aceitas substituições das inscrições.

APOIO

LOCAL DO EVENTO

ORGANIZAÇÃO E REALIZAÇÃO

© 2019 - Criado por Grupo Lean - Todos os direitos reservados

design salvego.com